top of page

SOBRE O GRUPO DIÁLOGOS EM SOCIOLOGIA CLÍNICA

O Grupo de Pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica é registrado no Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde o ano de 2014, apesar de estar em atividade desde 2009. Está sob coordenação da profa. Christiane Girard Ferreira Nunes (Departamento de Sociologia-UnB), e conta com a participação de professores e estudantes (graduação, mestrado e doutorado) de diversos departamentos e Faculdades da Universidade de Brasília (UnB), como o Instituto de Psicologia, Faculdade de Educação e Departamento de Serviço Social, de outras universidades e instituições de ensino, como a Universidade Católica de Brasília (UCB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Conta ainda com a participação de profissionais que atuam no mercado e no setor público do Distrito Federal, como a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social do Distrito Federal (SEDHS/DF), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), o Conselho Regional de Psicologia (CRP-DF) e o Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial/Centro de Psicodrama de Brasília (INTERPSI/CPB). Congrega profissionais e estudantes das áreas de Sociologia, Psicologia, Educação, Administração e Antropologia.

O grupo faz parte de uma rede internacional de pesquisadores, a Rede Internacional de Sociologia Clínica (RISC), (www.sociologie-clinique.org). Com sede em Paris (França), na Université Paris-cité, o RISC é responsável por uma série de publicações e pesquisas na área de sociologia clínica, e está sob coordenação de Vincent de Gaulejac, professor emérito desta universidade. Fazem parte da rede pesquisadores da Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, Haiti, Itália, México, Rússia, Suíça, Turquia e Uruguai. Muitos desses componentes da América Latina são vinculados a RISC Nodo Sur, criada em 2020. A coordenadora do grupo Diálogos em Sociologia Clínica, professora Christiane Girard Ferreira Nunes, é membro fundadora do RISC.

O vínculo e constante intercâmbio de nosso grupo com pesquisadores internacionais e nacionais, assim como sua importância no campo da Sociologia Clínica tanto em âmbito local quanto nacional, evidencia-se pelos eventos, formações e trabalhos de pesquisa e intervenção realizados ao longo dos anos.

bottom of page