SOBRE

Este é um blog que se propõe a lançar reflexões sobre o mundo do trabalho a partir da perspectiva da Sociologia Clínica. Pode ser que você estranhe o termo clínico adjetivando o campo da sociologia, mas a sociologia clínica é uma abordagem altamente profícua, bastante desenvolvida principalmente na França, que conta com intelectuais em vários países.

A primeira vez que ouvi falar de Sociologia Clínica foi em 2004, pelo prof. João Gabriel Teixeira. Mas apenas anos mais tarde, em 2011, comecei a estudar e me propus a utilizar a abordagem clínica no âmbito da sociologia.

Desde que encontrei a profa. Christiane Girard, professora do Departamento de Sociologia da UnB, venho trabalhando com a Sociologia do Trabalho. Seu olhar sensível e atento me chamou a atenção quando eu era ainda estudante de graduação em Ciências Sociais na UnB. Tive a sorte de ter sido seu estudante e orientando. A Chris, como eu e seus alunos a chamam, me abriu as portas para essa perspectiva tão fascinante da sociologia. Um encontro entre a sociologia francesa, o existencialismo e a psicanálise. Estudei ainda com o prof. Vincent de Gaulejac, na Universidade Paris VII entre 2013 e 2014, no meu doutorado-sanduíche, com quem tive a oportunidade de aprender ainda mais sobre a "sociedade paradoxante", sobre os meandros da articulação entre subjetividade e objetividade e sobre a pesquisa em Sociologia Clínica.

Privilégio maior é participar, desde então, do grupo de pesquisa Diálogos em Sociologia Clínica, com várias pesquisadoras, pesquisadores, estudantes, docentes e profissionais oriundos de diversas áreas que se utilizam da abordagem clínica para entender e intervir na sociedade em que vivemos.

O blog é, então, fruto dessa trajetória, do interesse em compartilhar o conhecimento adquirido e uma ferramenta de comunicação para que cada vez mais pessoas interessadas na abordagem clínica do trabalho nas ciências sociais possam se encontrar, se conhecer e publicar suas reflexões.

 
  • Facebook
  • Twitter

©2020 por Sociologia Clínica do Trabalho. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now